segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ricardo



Sempre ouvi meu marido falar do Ricardo com muito carinho e admiração. Ele foi o primeiro namorado da minha sogra, colega de universidade no curso de cinema da UnB nos anos 60 e continuaram amigos, acho que o melhor amigo dela.
Cheguei a estranhar, no ano passado, quando Juliano decidiu não encontrar o Ricardo, dizendo: "nós somos muitos, melhor não. Se eu ligar pro Ricardo, nós só vamos fazer os programas dele."
Agora eu entendo. O Ricardo é uma das pessoas mais generosas (se não "a mais") que conheci na vida, ele chega a ser pródigo. Adora pagar contas e dar presentes. Ganhamos palhacinhos de chumbo (que por sinal, já estão na minha sala repaginada), livros, cd, borboletas, lápis, diárias de hotel e coisas mil. Claro que não deixei barato, dei-lhe também alguns presentes, já que eu não podia pagar pela água que eu bebia ou o pastel que eu comia. Mas ele não é generoso só materialmente, ele se doa afetivamente de maneira intensa: doa o tempo, a atenção, cuida de você como se você sempre estivesse ao lado dele, como se toda a sua vida fosse ali, o tempo todo.
Juliano tinha toda razão. Os programas do Ricardo são irresistíveis! O Rio do Ricardo não é um Rio para turistas. São lugares e programas que nenhum turista pode descobrir sem ajuda. O centro do Rio é encantador, de sua própria maneira. A Saara, a Colombo, os botecos que só quem é do Rio (e olhe lá!) sabe onde ficam, a vista do Porcão, a Fiorentina, os restaurantes maravilhosos, os sebos, as livrarias, o Armazém Casual, com as mesas no meio da rua e o jazz, e tantas coisas mais! O Rio do Ricardo é tudo de bom!
E a inteligência? E a sensibilidade? Ele foi produtor de cinema, falar de cinema com o Ricardo, na verdade, ouvir o Ricardo falar da produção cinematográfica no Brasil e no mundo, dos grandes diretores, dos grandes filmes, é maravilhoso, é surpreendente, vale mais que mil aulas!
Estou sentindo muita falta do Rio de Janeiro, mas estou sentindo mais falta ainda do Ricardo!

2 comentários:

  1. Eu também, Lili! Adorei esse texto-homenagem-saudade. Lindo mesmo

    ResponderExcluir
  2. Nossa... to aqui imaginando o Ricardo e a Émile falando de cinema... deve ser um evento!!! rs
    =)
    Beijos amiga

    ResponderExcluir