sábado, 27 de março de 2010

Novos olhares sobre um ser tão antigo



Tá bom, estou mesmo obcecada. Minhas ideias a respeito do sertão estão em ebulição. Não consigo parar de refletir sobre a estética do sertão, das infinitas maneiras como foi e pode ser representado, além de como isso tudo me afeta.
Vi há algum tempo duas entrevistas com os autores de "Galileia" e "A costureira e o cangaceiro", respectivamente, Ronaldo Correia de Brito e Frances de Pontes Peebles. Ambos foram premiados.
"Galileia" trata de uma visão atual sobre a estética e a cultura sertanejas, onde o olhar de estranhamento está em foco. Como a mudança das relações do homem com o ambiente e com o próprio homem se manifestam. Como a relação com a pós modernidade afetam o cotidiano do sertão, transformando-o em lugar nenhum. O livro é muito bom!
"A costureira e o cangaceiro" foi escrito originalmente em inglês. A autora é pernambucana, mas vive nos Estados Unidos desde pequena. Narra a história de duas irmãs costureiras que se separam por causa de um ataque de cangaceiros. As histórias das personagens são narradas separadamente, mas quando é contada a história de uma, a da outra se sobrepõe através dos jornais. São mais de 600 páginas de emoção. Chorei... A história é lindíssima, muito bem escrita, muito bem traduzida e cativante. Você nunca sabe se gosta mais da história de Emília ou de Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário