terça-feira, 31 de maio de 2011

James Cain?

Sou completamente viciada em séries e minisséries. Adoro televisão. Há pouco tempo, assisti uma minissérie na HBO chamada "Mildred Pierce", baseada no romance homônimo de James Cain. Para minha surpresa, o autor era nada menos que um dos inventores do romance noir, e para uma maior surpresa: havia um livro dele na minha biblioteca! "O destino bate a sua porta" (Companhia das Letras) .
Como não costumo ler romances traduzidos do inglês - com raras exceções, porque as traduções do inglês para  o português ainda são horríveis e muito me irritam as frases atravessadas, para as quais os tradutores não encontram uma solução decente - o livrinho estava lá, o tempo todo, abandonado, uma pena claro, pois é excepcionalmente bom e bem traduzido.
Não quis devorar o livro dessa vez, é tão fininho que preferi saborear cada página e ontem, quando acabou, fiquei embasbacada! Acho até que vou comprar outros livros do autor, adorei todas as reviravoltas! Todo mundo merece! 
Uma dica: nunca leia a orelha do livro. As vezes elas contam toda a história e outras vezes faz você não querer ler a história. Nunca acreditem nas orelhas, elas mentem muito.

P.S.: Assisti dois filmes sensacionais "Os limites do controle" (Jim Jamusch; 2009) e "Sinédoque, Nova Iorque" (Charlie Kaufman;2008). Daqueles que mexem muito com a cabeça. E pra quem preferir, existe mais de uma versão cinematográfica de "O destino bate a sua porta", todas muito antigas, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário