quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Eu não sei lidar com a vida real


As vezes, olho para mim mesma e me sinto uma aberração. Parece que minha família falhou em tentar fazer de mim um ser humano normal: ou eu não sou humana, ou sou mais humana que a maioria das pessoas que eu conheço. Eu não sei lidar com a vida real, e quando digo isso, não me refiro aos aspectos pragmáticos, mas com os afetivos.
Eu não sei lidar com a morte. Não sinto a necessidade de me despedir de um cadáver, prefiro guardar as lembranças boas e ruins. Não me obrigo a comparecer em velórios e sepultamentos somente por questões sociais. A dor de uma perda só pode ser mensurada individualmente (assim como a superação dessa dor), então de que adianta reunir tanto sofrimento?
Também não sei lidar com o rancor. Não costumo ficar com raiva de uma pessoa durante muito tempo, eu simplesmente deleto a pessoa da minha vida. Faço o mesmo com as pessoas que ficam com raiva de mim. Amigos de verdade perdoam sem a necessidade de desculpas e tem intimidade suficiente para dizer que se sentiram ofendidas.
Não sei lidar com o preconceito. Não acho nada natural as piadas, os risinhos, as alfinetadas. A diferença precisa ser tolerada, e existem leis para garantir isso! Cada um tem seu espaço, que deveria ser respeitado. Sou extremamente reativa ao preconceito e não acredito que alguém possa dizer que é "cultural"! Faça-me o favor!
Não sei reclamar da vida. Se não há solução para os problemas eu me conformo, mas se há, vou buscá-la. Acho desperdício de tempo e energia ficar azucrinando os outros com reclamações sobre dinheiro, sobre o clima, sobre como estou infeliz... Dane-se!
Não me preocupo muito com a falsidade. Trato as pessoas com a maior dignidade possível, mesmo sabendo o que dizem pelas minhas costas.
Procuro proteger meus amigos de sofrimentos desnecessários, mas não os poupo dos que julgo importantes para seu fortalecimento. Creio que a amizade é incondicional, não o apoio. Meus amigos sabem que eu jamais contrario meus princípios, mesmo que eu seja prejudicada, não se pode dar "jeitinho" em tudo.
Nunca achei que meus colegas de trabalho são necessariamente meus amigos. O trabalho em grupo, muitas vezes é dificultado quando permeia relações de amizade. Respeito e tolerância, sim, são condições essenciais ao trabalho em conjunto.
Não consigo me "comportar bem". Falo mesmo quando sei que não devo e se não falo, minhas feições falam por mim. Condescendência não existe no meu dicionário.
Não sei ser outra pessoa, sou assim. Não faço questão de ser querida. Provavelmente, se eu fosse diferente não teria os mesmos amigos, o mesmo marido, ou até a mesma família...

Um comentário:

  1. Realmente amiga, essa é vc! Uma pessoa que se ama ou se odeia... mas vou dizer uma coisa, só não gosta de vc quem não te conhece... como alguém pode preferir alguém que não seja tão transparente, sincera e verdadeira como vc? Eu não vejo como... só quem gosta de falsidade não sabe lidar com a sinceridade mas vc sabe que ser como é tem um preço, que muitas vezes passa longe do elogio...é mais fácil lidar com a mentira que com a verdade.
    Mas alguém que prefere a mentira não faz diferença para melhor em nossas vidas, entao, sendo assim, vc não perde nada né? rsrs

    Te adoro assim como é, e prefiro mil vezes seus "defeitos" que muitas qualidades de certas pessoas por ai... rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir