sexta-feira, 25 de junho de 2010

Maternidade compartilhada

Tá legal, sei que me ausentei mais do que deveria, mas eu tive justa razão. Dandara pariu e foi uma tarefa hercúlea o pré e pós parto de minha fiel companheira.
A cadela parecia que ia explodir e não paria. Tales e Fernanda, meus amigos e veterinários dos meus amados cães já estavam preocupados e pediram um ultrassom - que foi? Cachorro também tem direito a ultrassonografia, oras, ainda mais a minha. Resultado: cesariana a vista. Quando a Fernanda me disse que eram pelo menos cinco filhotes, meu estômago revirou e não me lembro de escutar o final da frase, se é que houve.
Cesariana concluída e seis filhotes nascidos, um não sobreviveu, já estava muito fraco. Dandara nem quis saber, rejeitou os rebentos. Tales me ligou para avisar e aí começa meu real calvário (meu e de Juliano, porque meu maridinho, apesar de tudo, topa minhas loucuras e colabora bastante quando o assunto é canino): busca a cachorrada, compra leite em pó, compra mamadeira, prepara mamadeira, ninguém mama, liga pra Fernanda, volta pra farmácia, compra seringa, dá o leite na seringa, Dandara nem aí, esquenta água, enche garrafa de refrigerante com a água, coloca no bercinho, arruma os filhotes por cima, cachorrada chorando sem parar, liga luminária em cima do berço, só tem lâmpada fria, Karley corre pra buscar uma lâmpada comum, liga a luminária.
A cada duas horas, a mesma novela: prepara a mamadeira, esquenta a água, enche as garrafas, amamenta na seringa e Dandara nem aí, eu dormindo na sala e ela na minha cama (que ela pensa que é dela). Oito e meia, dez e meia, meia noite e meia, duas e meia, quatro e meia, seis e meia. Daí eles dormiram e nós só dávamos o leite quando acordavam, aí pudemos dormir um pouco, revezando o plantão. Naquela noite decisiva nenhum filhote morreu.
Já a noitinha, Juliano percebeu que a Dandara tinha mais leite e nós a enganamos. Juliano brincava e adulava enquanto eu colocava os filhotes para mamar. A Dandara teve uma iluminação e entendeu que aqueles filhotes eram dela e não meus. Ainda fizemos plantão mais duas noites para garantir. Fico exausta só de lembrar! Não que eu já tenha me recuperado plenamente, mas o esforço valeu a pena. Agora estão, certamente, com o dobro do peso e saudáveis.
Eu sei que tem gente que me acha louca. Outro dia fiz um cálculo e descobri que o que nós gastamos com nossos cães por mês, tem gente que não pode gastar com filho, quase tive uma crise de consciência. Quase, porque apesar de adorar crianças, gosto ainda mais de cães. Que foi? Já dizia o ex ministro Magri "cachorro também é ser humano"!
Muito obrigada a meus amigos Eneida e Karley, Kerley e Lorena, Fernanda e Tales, pois sem eles, talvez nós não tivéssemos conseguido.

Um comentário:

  1. Amiga do céu, que luta essa em?! Tadinha da Dandara, sem conseguir parir sozinha... tadinhos de vc e do Jú cuidando dos filhotes e olha, não consegui não rir muito nessa parte "A Dandara teve uma iluminação e entendeu que aqueles filhotes eram dela e não meus." kkkk
    Só vc mesmo... to doida pra ver os filhinhos dela...
    Beijos

    ResponderExcluir